Os links patrocinados já estão presentes na estratégia de marketing digital de muitas empresas. Isso ocorre porque, se utilizados de maneira inteligente, estes links garantem retorno na visibilidade e nas vendas da instituição. Confira como isso é possível!
Para atrair novos visitantes, os links patrocinados do Google possuem o papel de atribuir cliques ou visibilidade a uma página. Sendo assim, é preciso traçar uma estratégia inteligente para que estas visitas sejam aproveitadas e convertidas.
O que são os links patrocinados?
Diante da imensa competitividade entre as empresas no meio web, surgiram formas de se destacar no momento em que o usuário busca pelo que precisa. Para garantir que sejam encontradas, as empresas aderem à anúncios pagos, sendo exibidas nos resultados de busca.
Os links patrocinados, portanto, são opções nas quais os anunciantes pagam para aparecerem entre os primeiros resultados do Google. Ainda assim, isso não significa necessariamente que o retorno está garantido.
Apesar de apresentar um CPC (Custo Por Clique) que é geralmente compensado pelo ROI (Retorno Sobre Investimento), a estratégia de links precisa ser adequada para garantir que o público correto acesse seu anúncio.
Exemplificando, sabemos que não adianta exibir um curso de inglês para um público já fluente no idioma. Neste exemplo, a empresa precisa adequar sua estratégia para pessoas interessadas em aprender inglês, e é aqui que entra a importância deste planejamento.
Como criar uma estratégia de links patrocinados no Google
Agora que você já sabe a importância de adequar a estratégia nos links patrocinados, vamos detalhar como começar este processo.
Tendo em vista que o planejamento e a criação da campanha serão feitos pelo Google Ads, é importante explorar esta ferramenta para começar. O Google Ads possui uma funcionalidade chamada Google Adwords, na qual é possível escolher quais palavras serão anunciadas.
A persona e o Google Adwords
A escolha de palavras-chave precisa estar adequada ao público que os links patrocinados precisam atingir. Por isso, é importante iniciar a estratégia com foco total na persona em questão.
Utilizando o exemplo que mencionamos, do curso de inglês, podemos definir a persona da seguinte maneira:
- Cláudia, de 27 anos pretende seguir carreira no exterior;
- Apesar disso, ela não possui conhecimentos em inglês, e não sabe por onde começar;
- Tendo em vista que deseja economizar para poder se mudar em breve, Cláudia realizaria uma busca no Google: “curso de inglês rápido e barato”;
- Em uma estratégia adequada, a empresa em questão teria em mente as necessidades de Cláudia, e seu link patrocinado seria exibido para ela.
Em outras palavras, a persona é exatamente o perfil de cliente que a empresa deseja atingir com o link patrocinado. Para conhecer os termos mais utilizados, basta realizar uma busca no adwords e visualizar quais palavras são mais procuradas.
O CPC em questão também dependerá muito da palavra-chave escolhida para o anúncio. Você irá notar na plataforma do Google Adwords que, quanto maior a busca por esta palavra, maior seu custo por clique.
Por isso, é importante estabelecer um equilíbrio entre o volume de buscas de uma determinada palavra e seu custo. Assim, a campanha não fica custosa, e ainda assim pode ser efetiva.
Ganhando visibilidade com o tráfego orgânico e a estratégia de links
Além da gestão de links patrocinados, existe a opção de manter um link entre os primeiros resultados de busca, sem gastos. Trata-se da utilização do SEO, que, associado a uma estratégia de links patrocinados garante resultados excelentes para a instituição.
O SEO, ou Search Engine Optimization é um conjunto de boas técnicas que fazem o conteúdo ganhar relevância para o mecanismo de busca. A partir dele, é possível unir resultados de busca orgânica e links patrocinados para ganhar visibilidade.
A principal diferença entre o SEO e os links patrocinados está no tempo investido. Isso ocorre porque conteúdos mais visitados são considerados relevantes pelo Google. Por isso, o SEO apresentará resultados após possuir certo tráfego na página, o que leva tempo.
Independentemente da estratégia empregada, a análise de métricas é essencial durante cada campanha, para entender os resultados obtidos. Tanto para SEO quanto links patrocinados, as otimizações baseadas em dados são muito eficientes.
Otimizando a estratégia
Para a análise do que está funcionando ou não em sua campanha de links, você pode selecionar as métricas-chave da estratégia. Nomeadas como KPI’s, estas medições podem te auxiliar a desenvolver resultados relevantes para suas vendas.
Agora que você entendeu melhor como funcionam os links patrocinados na estratégia, é possível desenvolver tráfego para gerar resultados. Tendo iniciado o processo com base na persona, é preciso realizar a gestão deste tráfego.
O gerenciamento de links patrocinados precisa ser feito de maneira profissional e constante, já que a concorrência está presente a todo tempo. Otimizar estes processos garante a competitividade publicitária mesmo para empresas menores, já que o ambiente web não exige gastos elevados.
Por isso, os links patrocinados se apresentam como uma excelente oportunidade de visibilidade para as instituições. Não deixe de executar um planejamento inteligente e alinhado a outras estratégias, como a de SEO, garantindo resultados eficientes!